...

A tertúlia “ Projectos Partilhados”, constituída em Janeiro de 2010 em Castelo de Vide, por um grupo de pessoas ligadas ao território, à paisagem, à arquitectura, ao urbanismo, ao património, à arte e ao design, reúne mensalmente para troca de experiências, preocupações, dúvidas e cumplicidades e pretende ser uma plataforma de divulgação de trabalhos e de áreas profissionais diversificadas que aqui se cruzam e se dão a conhecer, com o objectivo de contribuir de forma clara e eficaz para a valorização do património e para um diálogo crescente de qualidade e compromisso entre a Sociedade e a Natureza, entre o Homem e a Paisagem.

Tertúlia II

No sábado dia 27 de Fevereiro a tertúlia Projectos Partilhados realizou a segunda sessão no Convento da Srª da Vitória, em Castelo de Vide.
Nesta sessão foram apresentados dois projectos de reabilitação, a Sinagoga de Castelo de Vide e o Parque Temático/ Quintal de Festas em Nisa.
As apresentações, ambas muito interessantes e bastante diferentes em contexto e conteúdo programático, suscitaram uma animada discussão acerca do papel dos técnicos envolvidos neste tipo de processos, desde o seu início no primeiro contacto com o cliente até ao seu termo enquanto obra.
No caso do projecto e obra de reabilitação da Sinagoga, a possibilidade de conhecermos a dinamização do local nomeadamente junto das escolas do concelho através do projecto educativo O Gato Garcia , de autoria e dinamização da Arq.ª Susana Bicho, acrescentou claramente informação essencial para a compreensão e valorização deste tipo de intervenções.
A apresentação do Projecto do Parque Temático permitiu compreender a importância do conhecimento prévio e aprofundado do lugar através das tradições de carácter social e antropológico e da multiplicidade de soluções espaciais e de dinamização que daí surgem para a reinterpretação e revitalização destas num contexto actual.

Reabilitação da Sinagoga de Castelo de Vide - Museu



Arquitectura de Alberto Cruz e Susana Bicho
Musealização de Susana Bicho
Imagens: NPlanos



................................................................................
Parque Temático em Nisa
Arquitectura de João Sequeira e Luís Pedro Cruz
Enquadramento Paisagístico de Susana Moura

Imagens da tertúlia:
Rui Cambraia
Agradecimentos:
Alberto Cruz e Susana Bicho (NPlanos)
João Sequeira, Luís Pedro Cruz e Susana Bicho
Convento Sra. da Vitória

Sem comentários:

Enviar um comentário